segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Cabo OTG Caseiro, Fácil de Fazer





Esquema eletrônico para Download 



Sabe quando você precisa de mais memória no celular?
Então, você pode utilizar um cabo OTG para transferir dados do seu celular para um pendrive por exemplo, e assim liberar espaço no celular, mas se você não tem um cabo OTG, o que fazer ?
O blog Cascudo Pescador vai te mostrar como fazer esse cabo, é muito "simples", lembrando que se esse procedimento feito de forma incorreta pode danificar seu aparelho, tome muito cuidado, somente um adulto deve realizar esse e outros procedimentos.
Antes de fazer o cabo, verifique se seu aparelho é compatível com essa tecnologia ( OTG), se for um aparelho "atual" provavelmente terá, porém é interessante mesmo assim consultar para não perder tempo com uma coisa que não vai lhe servir para nada, e se você não quiser fazer o cabo, é só comprar um, é bem barato, custa em torno de 5 reais, mas se mesmo assim você ainda quiser fazer o cabo, e for aquele tipo de pessoa que adora criar suas próprias coisas ao invés de comprar, simplesmente pelo fato de que criar algo é muito bacana, então vamos lá.
As postagens do blog Cascudo Pescador são na maioria das vezes relacionada a algum vídeo explicativo no Canal Named ID no Youtube, o link do canal se encontra no final da postagem, se você quiser ver mais detalhes do procedimento, caso você tenha alguma dúvida durante o procedimento.

O cabo OTG, ( que significa On The Go) nada mais é do que um cabo USB com uma ativação especial ("jumper") do pino "neutro" que é localizado na ponta da entrada usb ( a ponta que vai ligada no celular) junto com o fio preto, que é o pino negativo, simples e complicado ao mesmo tempo, isso por que, nem sempre o "neutro" está visível. Em alguns plugs micro USB esse pino "neutro", que é o pino que fica entre o pino negativo e o verde, não fica "visível", sendo necessário a abertura do plug, conforme foi mostrado no video do Canal Fazendo Arte, porém em alguns plugs ele fica na parte de "fora" do plug, então é só ligar um fio entre o pino 4 e o pino 5, pronto, a função OTG já estará ativa.

No conector USB macho, que é o plug que encaixamos no computador, temos 4 fios, que são:
1 - Vermelho
2 - Branco
3 - Verde
4 - Preto
Obs: As cores podem variar de cabo para cabo, mas a sequência padrão USB é a mesma sempre
Já na ponta que encaixa no celular temos 5 pinos:
1 - Vermelho
2 - Branco
3 - Verde
4 - Pino "neutro" ( que ativa o OGT ao ser ligado junto com o negativo, normalmente é o fio preto)
5 - Preto

Então, para ativar é só juntarmos os pino 4 e 5, conforme imagem abaixo, essa imagem representa o plug com pino "neutro", que é o pino 4 oculto.

Veja um exemplo de como podemos ativar o OTG juntando os pinos "neutro" com o pino 5. Nesse caso, a união (Jumper) dos pino foi feita com um pino de solda (estanho), porém esse procedimento é bem complicado, pois os pinos devem ficar na mesma posição ao remover a capa do plug, é só pigar a solda e fechá-lo novamente, o pingo de solda deve ser minúsculo e preciso, não deve encostar nos demais pino, apenas no 4 e no 5, depois, com um multímetro você pode colocar na escala de continuidade para ter certeza se o jumper foi feito corretamente, se o multímetro acionar quer dizer que a função o OTG está ativa, ai é só fechar o plug e continuar a montagem do cabo, conforme foi mostrado no video do Canal Named ID 
                                                 

Parte do procedimento já está concluído, os pino 4 e 5 já estão ligados e a "função" OTG ativa.
Agora é só pegar algum aparelho velho que esteja jogado ai na sua casa e retirar a entrada USB dele, ou comprar em qualquer loja de componentes eletrônico, custa bem barato, pode retirar de um carregador de celular com defeito por exemplo, ou até mesmo de um painel frontal de um computador que não esteja mais sendo usado, como no meu caso, então é só ligar de acordo com as imagens, cor com cor.                                            

Realmente para fazer esse tipo de cabo, o mais complicado mesmo é ativar a função OTG, pois o procedimento é parecido com cabo USB normal, aquele que usamos para carregar o celular ou transferir dados para o computador, a diferença do Cabo OTG para o cabo normal, é apenas o encaixe USB macho que passa a ser conector USB fêmea, e a ativação da função OTG, nos pinos 4 e 5 como vimos.

Outra forma mais simples para fazer a união das vias 4 e 5 do micro USB para ativação do OTG
Atualização em 03/05/2020
Estava fazendo um novo procedimento envolvendo Joystick para o Canal Fazendo Arte, porém como estava sem nenhum adaptador OTG, resolvi tentar uma nova forma mais simples de fazer a união das vias 4 e 5, e deu certo. O que você precisa para fazer essa união sem precisar soldar, é apenas abrir o plug conforme imagem abaixo:

Abertura no micro USB para ativação do OTG mais facilmente sem soldar
Após realizar essa pequena abertura, essa fresta na junção do micro USB, é só colocar um ferrinho bem fino, ou até mesmo uma agulha entre as vias 4 e 5, depois cortar o excesso.

Esquema do micro USB para ativação da função OTG

agulha atravessada entre as vias 4 e 5, função OTG ativada

Agulha cortada após ativação do OTG
Após cortar a agulha, é só fazer um acabamento bem legal com espaguete termo retrátil e cola quente, certificando que a ponta da agulha cortada não ficou exposta para não acaba se machucando. Uma boa opção para acabamento também, inclusive muito comentada lá no Canal Fazendo Arte no Youtube, é utilizar essas massas para acabamento mesmo, tipo durepox, araldite, entre outras. Nesse caso acho que é até melhor esse tipo de massa resistente, pois como tem o pedaço da agulha, a massa cobrirá bem a ponta da agulha, evitando acidentes. Se bem que a araldite é mais uma cola do que uma massa, então você terá que colocar uma capa por cima, mas de qualquer forma fica ai a dica.

Atenção:
Se você realmente for utilizar uma agulha cortada, sempre descarte o pedaço cortado em um local segura, e também tenha certeza que o pedaço da agulha que você atravessou entre as vias 4 e 5, ficou bem imobilizado, é até legal antes de fazer o acabamento, aplicar cola instantânea só por garantia, pois se ele cair em um sofa por exemplo, poda acaba machucando alguém. Muita atenção pessoal, mas de resto é um procedimento bem tranquilo.

Descartando o restante da agulha utilizada em um local seguro👍

Como ativar o OTG mais facilmente quando as 5 vias do micro USB estão visíveis "por fora"
É possível realizar essa "ativação" do OTG mais facilmente caso o seu plug micro USB possua 5 "pinos" por fora, dessa forma:

Esquema para "ativação" do OTG quando o plug micro USB possui 5 pinos por "fora" 
Nesse caso não é necessário realizar a abertura do plug para soldar o 4° e 5° pino como vimos no Canal Fazendo Arte ( Link do Canal no Final da postagem), apenas é necessário soldar um pedaço de fio juntando as vias 4 e 5. Nessa imagem a cima, o fio que está fazendo essa junção é o fio marrom, perceba que ele está saindo do fio preto ( pino 5) na imagem do lado esquerdo e ligando o pino 4 na imagem da direita.

Outro exemplo de ativação do OTG em plugs com 5 pinos externos
Preto = negativo
Verde= dados positivo
Branco = dados negativo
Vermelho = positivo
Os quadrados coloridos estão fazendo referente a imagem anterior, representam o plug micro USB, o encaixe abaixo é o encaixe USB fêmea. Perceba que o pino preto, que é o negativo, está logo acima do pino "neutro", que é o pino que está ligado com o fio marrom, ativando o OTG. Realmente a ativação é bem mais simples com pinos de 5 vias por "fora".
Você pode se pergunta, porque nos quadrados que representam o micro USB o quadrado preto é o número 5, e no encaixe fêmea ele é o 4?
É porque no micro USB realmente tem 5 vias, independente de ser cabo USB ou cabo OTG, a diferença é que quando o plug micro USB é usado para função OTG, juntamos as vias 4 e 5, e quando é usado apenas como cabo USB, a via 4 fica sem utilidade. Inclusive quando as vias 4 e 5 estão juntas, o celular não carrega a bateria, apenas é possível transferir dados, tanto que quando ligamos o cabo OTG Y em um celular que não possui a função OTG, a bateria começa a carregar, indicando que aquele aparelho não possui a função, quando colocamos o mesmo cabo OTG Y em um celular que possui a função, a bateria não carrega, o que acontece é a alimentação dos demais dispositivos conectados, se ligamos um mouse, teclado, hub, joystick e outros dispositivos, é necessário uma alimentação extra para que o sistema consiga funcionar corretamente, isso é o que vamos ver em seguida, fazendo cabo OTG Y.

Como fazer Cabo OTG mini USB
Informação atualizada em 13/08/2020
Acredito que muitas pessoas pensam que o cabo OTG mini USB, é exatamente "igual" ao cabo OTG micro USB, porém há uma diferença na montagem desse cabo. 

Esquema para montar um cabo OTG mini USB
Na imagem acima, podemos visualizar que a via de ativação não é utilizada, diferente do procedimento de fabricação de um cabo OTG micro USB. No caso do OTG mini USB, simplesmente mudamos as posições das vias de dados e o OTG é ativo. 


Como fazer cabo OTG Y para alimentação de energia adicional
Como vimos, o cabo OTG nada mais é do que uma "ativação" no 4º e 5º pino do Plug micro USB, estou dando continuidade nessa postagem para responder um comentário que recebi do usuário "FlavioJunior27", no Canal do Youtube, no video onde eu jogo um celular dentro d'água e depois faço ele ligar novamente, o Flávio me pediu para fazer um cabo OTG Y. A diferença desse cabo para um cabo OTG normal, é que uma outra ponta USB macho é inserida para alimentar o "sistema", caso seja necessário incluir outros dispositivo no cabo, como no exemplo usei um Hub para ligar Joystick, teclado, mouse etc...
No meu caso não foi necessário ligar em uma fonte de alimentação, pois o próprio celular conseguiu alimentar o HUB, o Joystick e um teclado, se eu tivesse colocado um mouse e outro dispositivo, talvez fosse necessário ligar o plug USB na fonte, para que tudo funcionasse corretamente, devido a quantidade de energia que o "sistema " precisaria para funcionar.

Então para fazer o cabo OTG Y, é só incluir um conector macho, utilizando apenas os fios vermelho e preto ( no caso o positivo e o negativo do plug), o verde e o branco, que passam os dados são descartados para essa inclusão, bem simples, lembre-se de limpar bem os locais onde os fios foram soldados, principalmente se utilizar pasta de solda, evitando curto e assim danificar seus dispositivos. 


Sempre procuro formas de "melhorar" as gambiarras feitas no Canal Named ID , então com cola quente e espaguete termo retrátil fiz esse acabamento:

Adaptador OTG caseiro acabamento em cola quente e espaguete termo retrátil

Passei cola quente em todos os pontos de solda, cobrindo-os completamente, fui moldando a peça para ficar conforme a imagem, você pode deixar da forma que quiser, em formato de "L" por exemplo, é só segurar por um tempo na posição desejada, até a cola secar, se aproximar de um ventilador seca mais rápido. Quando a cola secou, retirei o excesso com o estilete, para então colocar um pedaço de espaguete termo retrátil dessa forma:


Removi o excesso de espaguete da ponta com o estile, depois é só esquentar com o ferro de solda ou secador de cabelo. Quando o espaguete termo retrátil contrair totalmente a peça é só esperar esfriar e seu adaptador OTG caseiro estará pronto para uso, é interessante realizar algum tipo de acabamento pois se os fios ficarem em movimento vai quebrar muito rápido, e pode inclusive causar curto que não é legal. Você pode fazer o acabamento utilizando linha de costura, conforme mostrei em outras postagem aqui do Web Fazendo Arte e no Canal Fazendo Arte.

Acabamento adaptador OTG caseiro finalizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário