quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Amplificador de Som Caseiro com Sucata Eletrônica







esquema para download

Vamos aprender hoje a montar um projeto de amplificador de som caseiro passo a passo. Aprenda como montar um amplificador de som para PC ou celular. Embora exija conhecimento básicos de elétrica e eletrônica e, em alguns casos, habilidades com ferramentas da area, o resultado final é recompensante. 

Como fazer um amplificador de som caseiro passo a passo
 
 
1 – Fonte da música (ou sinal de áudio)
Precisaremos conectar o sinal de áudio ao nosso futuro amplificador por meio de cabos e conectores de áudios. Nos computadores é comum que a saída de áudio seja por meio do conector P2. O mesmo vale para o celular. Em contrapartida, normalmente os amplificadores comerciais utilizam entradas de áudio por meio do conector RCA fêmea.

Portanto, manteremos esse ‘padrão’, pois ambos é mais acessível e fácil de se trabalhar. Um cabo P2 x RCA macho deve ser o suficiente. Todavia, para o amplificador em si, precisaremos de uma TOMADA RCA. 

Mais adiante, será preciso inserir o sinal de áudio corretamente em cada terminal do amplificador. Atente-se, pois cada canal de áudio possui um positivo e um negativo (ou terra), mas este é o mesmo para ambos. Logo, uma ligação equivocada pode não fazer o amplificador caseiro funciona, além de causar possíveis danos as saídas de áudio do aparelho.

2 – AMPLIFICADOR DE SOM COM TDA7052B
Utilizaremos o chip amplificador de som TDA7052, pois pode ser alimentado com tensão de 6V, 9V e 12V. Devido aos poucos componentes eletrônicos utilizados, este simples amplificador caseiro atinge uma potência de 1W, bem visto em caxinhas de som de PC. A seguir, a lista completa e de componentes e o esquema do amplificador caseiro:

Um Chip Amplificador de Áudio: TDA7052
1 x Potenciômetro: 10K Ohms
1 x Capacitor Elétrolítico: 220uF / 10v (ou mais)
2 x Resistores: 10K Ohms
1 x Capacitor Poliester ou Cerâmico: 100nF
1 x Alto-Falante: 8 Ohms / 1W (ou mais)

esquema amplificador de som caseiro 12v com tda7052


Estamos montando um amplificador mono, isto é, com apenas um canal. Para montar este mesmo amplificador, mas com dois canais – estéreo, bastaria duplica a lista de componentes, com exceção do potenciômetro. Este deverá ser do tipo duplo para que controle de volume seja através de um ponto único.

3 – Fonte de alimentação
Uma vez que o amplificador de som é simples, podemos alimentar o circuito com tensão de típica de 6V, 9V e 12V. Contudo, com apenas 4 pilhas de 1,5 volts ligadas em série, já atingimos os 6 volts necessário. Por sua vez, sugerimos o uso de um soquete para acomoda as pilhas. No entanto, é possivel utilizar um fonte atx de pc 12V para alimentar o simples amplificador de som caseiro. 

Veja: Como ligar fonte de PC em amplificador de som caseiro
4 – Alto-falante
Em seguida, você pode optar por compra um alto-falante mais em conta como os de 3W. Caso opte por um alto-falante de um outro sistema de som, lembre-se que a potência desse amplificador caseiro a pilhas não é suficiente para excita eles. Ou seja, você terá um som no nível de um rádio de pilha pequeno.

 

5 – Como fazer um amplificador para caxinha de som de PC
Com o intuito de montar um amplificador de som caseiro para celular ou PC, primeiramente, monte o circuito do chip amplificador. Você pode acomoda os componentes em uma placa de fenolite perfurada, o que será preciso soldar cada componente. Mas, você pode utiliza uma protoboard ou matriz de contato também. A seguir, como fazer um amplificador de som caseiro passo a passo.

Identificando os pinos do chip
Observe bem a posição de cada componente, pois o esquema anterior é exatamente a vista superior do chip (com o chanfro para cima e os terminais para baixo). O primeiro terminal ou “perninha” da esquerda e da parte superior é o número 1. A partir dai, a contagem irá descendo até acaba o lado esquerdo. Entretando, a contagem agora começa de baixo para cima, até termina. Sempre que houver dúvida, olhe o esquema do amplificador.


Ligação dos componentes
O positivo da Tomada RCA deve ir em uma das extremidades do potenciômetro. A outra extremidade irá no negativo do circuito.
O negativo da Tomada RCA deve ir no negativo do circuito.
O terminal do meio do potenciômetro deve ir na “perninha” 2 do chip amplificador.
O positivo do soquete aonde estão as pilhas, o fio vermelho, deve ir no pino 1 do chip.
O capacitor sem polaridade e o eletrolítico devem ir no pino 1 e no negativo do circuito, atentando-se para a polaridade do eletrolítico.
Um dos fios do alto-falante dever ir no pino 5 e o outro fio no pino 8 do chip.
Os resistores devem ir no pino 2 do chip juntamente com o fio do meio do potenciômetro, e a outra “perninha” dos resistores no negativo.
Os pino 3 e 6 do chip devem ir no negativo do circuito, o fio preto do soquete das pilhas.
Conecte o Cabo a tomada RCA e controle o volume para reprodução da música.
Por fim, Confira a lista completa para montar um amplificador de som caseiro para celular

Cabo P2 x RCA Femea
Tomada RCA
Um Chip Amplificador de Áudio: TDA7052
1 x Potenciômetro: 10K Ohms
1 x Capacitor Elétrolítico: 220uF / 10v (ou mais)
2 x Resistores: 10K Ohms
1 x Capacitor Poliester ou Cerâmico: 100nF
1 x Alto-Falante: 8 Ohms / 1W (ou mais)
4 x Pilhas de 1,5v
Soquete para 4 Pilhas
Protoboard ou Placa de fenolite perfurada


Nenhum comentário:

Postar um comentário