segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Lâmpada de LED Queimada? Fácil de Concertar







Esquema eletrônico para Download 




As lâmpadas de LED são as mais procuradas dos últimos tempos, pois além da durabilidade, esse tipo de lâmpada é uma alternativa mais econômica e sustentável. Além disso, o que a maioria das pessoas não sabe é que é possível consertar lâmpada de LED. Ou seja, se a lâmpada da sua casa está queimada, você mesmo pode consertá-la de forma fácil e rápida.

Muitas pessoas não sabem que existem maneiras de consertar a lâmpada de LED estragada e acabam optando pelo descarte logo de início. No entanto, são muitos os fatores que podem ocasionar a queima de uma lâmpada, e nas de LED, normalmente, queima-se um ou dois LEDs, tornando possível a recuperação da peça.

Se você é dessas pessoas curiosas ou pretende economizar, acompanhe este artigo até o final e veja passo a passo de como consertar lâmpada de LED, quais materiais são necessários e se é uma solução eficaz. Confira!

COMO CONSERTAR LÂMPADAS DE LED?

Lâmpadas como as incandescentes ou fluorescentes, normalmente, param de funcionar pelo fim da vida útil ou uma sobrecarga de energia. Já com as lâmpadas de LED, pode acontecer de queimar apenas algum LED no circuito. Por ser um modelo de lâmpada mais moderno, é possível consertar e estender a vida útil do produto.

Para a manutenção da lâmpada de LED você vai precisar de chave de fenda, alicate de bico ou estilete, estanho e ferro de solda. O processo é rápido e não gasta mais de cinco minutos. Provavelmente, alguns materiais você já tem em casa, mas é possível comprar o ferro de solda e o estanho em lojas de material elétrico gastando pouco.

QUAL É O PASSO A PASSO PARA O CONSERTO?

Ao abrir a lâmpada, alguns LEDs queimados podem estar bem à mostra sinalizados por um ponto preto ao meio. Caso não esteja, é preciso realizar um teste simples com bateria e dois fios condutores. Esta é a maneira mais assertiva de descobrir quais LEDs estão danificados.

Ao identificar os LEDs queimados é preciso removê-los com bastante cuidado. Para isso, pode ser usado o alicate de bico ou o estilete. Após esse procedimento, é só derreter o estanho e soldar os terminais onde os LEDs estavam queimados. Encaixe a base novamente e sua lâmpada estará pronta para ser reutilizada.

O QUE FAZER QUANDO A LÂMPADA DE LED FICA PISCANDO?
Porque a lâmpada LED fica piscando? Essa é uma pergunta que todos nós já fizemos. Será que é mal contato? Excesso de eletricidade? Vamos lhe contar alguns dos motivos. Acompanhe abaixo.

Instalação Mal Feita
Talvez um dos motivos que causaram a oscilação da luz seja uma instalação mal feita. Portanto, a fase pode atingir diretamente o suporte da lâmpada, interrompendo assim a linha neutra em vez do interruptor.

Indução Eletromagnética
O conduíte contém vários cabos para diferentes circuitos. Nesse caso, quando o dispositivo está conectado na tomada, a corrente pode fluir pelo cabo, devolvendo a corrente para a fase da lâmpada e da tomada. Isso se deve a efeitos eletromagnéticos que induzem um nível de baixa tensão neste loop, mas mesmo que sejam pequenos, farão com que as luzes pisquem.

Luz Piloto
A corrente usada para acessar o interruptor no escuro tem uma corrente fluindo através da luz indicadora, o que também pode fazer com que a luz indicadora pisque.

VALE A PENA CONSERTAR LÂMPADA DE LED?

Normalmente, as lâmpadas de LED têm 94 volts de energia distribuída em 14 LEDs. O recomendável é que sejam trocados no máximo seis LEDs. Isso porque, à medida que você conserta, a tensão é redistribuída por igual entre os restantes. Assim, mantém a corrente constante e evita e queima dos outros LEDs.

Após o conserto da lâmpada, podemos dizer que a durabilidade se torna um pouco mais baixa com relação às especificações do fabricante. Mas, ainda assim terá durabilidade maior que outras lâmpadas existentes no mercado.

É preciso uma certa habilidade para manusear a lâmpada na hora da retirada dos LEDs queimados para não danificá-la. Além disso, é necessário ter atenção no momento da solda. Se você ficar inseguro com relação a esses cuidados, a melhor opção é, realmente, a compra de uma nova lâmpada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário