terça-feira, 24 de setembro de 2019

Transmissor AM Potênte e fácil de fazer

 
 
 
 
 
Esquema para download:
http://evassmat.com/cecK

Este potente transmissor de AM pode ser usado como emissora experimental para escolas, num interessante projeto de Educação Tecnológica ou ainda como "link" na retransmissão de sinais num ambiente fechado. Os sinais para a modulação são obtidos de um amplificador onde podem ser ligados microfones e outras fontes de programa. A alimentação do circuito com tensões elevadas e o uso de um transistor de alta potência garantem uma saída de alguns watts para este transmissor.

O transistor MJ15003 (Motorola) fornece uma potência de saída quando usado num circuito oscilador para a faixa de ondas médias, como o que apresentamos neste artigo.

Com alimentação entre 20 e 30 volts, este transistor pode fornecer um sinal com mais de 15 watts de potência, o que é suficiente para se obter um bom alcance numa emissora experimental.

É claro que devem ser respeitadas as restrições legais para o uso deste tipo de aparelho como, por exemplo, o uso de uma antena que tenha o comprimento suficiente para se conseguir apenas cobrir a área desejada, um clube, escola, condomínio ou outro local limitado de modo a não se causar interferências.

O circuito é bastante simples e a modulação externa pode vir de qualquer amplificador ou outro equipamento de som que tenha uma potência de saída de pelo menos 5 watts.

Os leitores que estudam ou são professores nas disciplinas de educação tecnológica podem usar este aparelho como estação de rádio experimental de modo a transmitir música e programação variada nos intervalos ou nos períodos antes e depois das aulas.

 

Características:

Tensão de alimentação: 20 a 30 volts

Corrente da fonte: 2 A (tip.)

Frequência de operação: 550 a 1600 kHz

Modulação: externa com 5 W (min.)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário