terça-feira, 24 de setembro de 2019

Trilha Eletrônica Caseira Manual, Super Fácil de Fazer

 
 
 
 
 
Esquema para quem desejar fazer o projeto do vídeo

Uma PCB (Printed Circuit Board) em inglês ou PCI (Placa de Circuito Impresso) em português é responsável por realizar as conexões elétricas e proporcionar fixação mecânica entre os componentes eletrônicos de um dispositivo. As placas são compostas por um substrato (base) não condutor, geralmente fenolite ou fibra de vidro, e uma ou mais camadas de material condutor, geralmente cobre.

As placas de circuito impresso presentes nos dispositivos comerciais possuem diversas camadas por onde passam as trilhas condutoras. Para fabricação caseira, é conveniente utilizar apenas uma camada por placa.

Material Necessário
Para fazer sua própria placa de circuito impresso em casa você vai precisar de:

Placa de fenolite
Papel fotográfico
Percloreto de ferro
Palha de Aço
Detergente
Fio ou Barbante
Fita Adesiva
Recipiente Plástico
Ferro de passar roupa
Impressora a laser
Furadeira ou Furador de PCB
Uma excelente opção para confeccionar sua PCB é o kit completo para produção de placas de circuito impresso.

Por que fazer uma placa de circuito impresso?
Muitas vezes criamos projetos tão úteis e legais que queremos guardar para sempre ou utilizar no nosso dia a dia. Manter o projeto numa protoboard é inviável pois as conexões são frágeis, o espaço físico ocupado é muito grande e a chance de algo dar errado é extremamente alta.


Nesses casos o primeiro impulso da maioria dos makers é utilizar uma placa perfurada, porém essa solução é ideal apenas para prototipagem e não para o projeto definitivo.

Quando trabalhamos com uma placa perfurada é necessário utilizar fios para fazer algumas das conexões, fazendo com que as dimensões do projeto sejam muito maiores e as conexões sejam mais frágeis em comparação a uma placa de circuito impresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário