segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Fazendo Lâmpada de LED bivolt para a Casa

 
 
 
 
 
A melhor lâmpada de led residência feita em casa
Esquema

Como funcionam as lâmpadas LED
Escrito na categoria "Conceitos de eletricidade" por Henrique Mattede.
Existem muitas situações em que há desperdício de energia como mau uso e aproveitamento da energia gerada. E este é um tema muito importante que tem tomado destaque tanto na mídia quanto no setor elétrico, porque todo avanço requer energia, por isso a energia disponível deve ter bom uso. Com esse intuito, foram criados alguns programas de Eficiência Energética, tais como o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), Conpet (Programa Nacional de Racionalização de uso de derivados de Petróleo e Gás Natural), e o Programa Brasileiro de Etiquetagem. Neste cenário, as lâmpadas LED tem ganhado destaque por apresentarem vantagens quanto à economia de energia em residências.


 
Lâmpadas LED
LED (Light Emitting Diode) é um componente eletrônico que gera luz com baixo consumo. As lâmpadas LED necessitam de uma menor quantidade de potencia para gerar o mesmo fluxo luminoso de uma lâmpada incandescente, e não utiliza reator. Estes são alguns dos benefícios que as lâmpadas LED apresentam:


Qualidade de luz visivelmente confortável;
Baixa geração de calor;
Não emite raios ultravioleta e infravermelho;
Possibilidade de troca de lâmpada incandescente por LED, pois as bases das lâmpadas são do mesmo tamanho;
Economia de até 80% em comparação com as lâmpadas incandescentes;
Maior durabilidade em comparação com outras lâmpadas;
Fácil descarte e reciclagem por não conter chumbo ou mercúrio;
Como as lâmpadas LED funcionam
Diferente das lâmpadas comuns, as lâmpadas LED não possuem filamento, o que faz com que elas durem mais por não produzirem tanto calor quanto as lâmpadas que usam estes filamentos. Por dentro dessa lâmpada existe uma fita de LED que produz luz quando por ela é percorrido energia elétrica. Existe também um circuito eletrônico que ajusta a tensão para 12 V, que é o necessário para funcionamento da lâmpada. O vídeo acima mostra a composição da lâmpada LED e explica seu funcionamento.


Modelos de lâmpadas LED
No vídeo foi usada uma lâmpada LED tubular, existem outros modelos como tipo bolinha, bulbo, milho, vela e rosca. Estas variações são para facilitar a troca de lâmpadas mais comuns por estas, que estão tomando espaço no mercado, atendo as necessidades do consumidor. Mas a maior vantagem continua sendo a economia e durabilidade que estas lâmpadas oferecem.

Eficiência das lâmpadas LED.
Comparação entre as lâmpadas.

Uma lâmpada LED de 3 W, por exemplo, pode substituir uma lâmpada fluorescente de 6 W e uma incandescente de 20 W por ser mais eficiente, além da grande durabilidade que chega até 25 mil horas. Ao usar uma lâmpada LED os benefícios não se restringem apenas a quem consume, mas também ao meio ambiente. A constituição das lâmpadas LED é 95% feita de materiais reciclagens, o que torna o descarte desta lâmpada fácil, além de que por ela não emitir calor, reduz os gastos com ar condicionado. A estimativa é que futuramente as lâmpadas LED estejam presentes nas residências para que os benefícios sejam vistos a longo e médio prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário