segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Instalando Rádio Automotivo Sem Chicote Original e Multímetro

 
 
 
Identificando fios positivo, remoto e negativo de rádio automotivo, sem chicote original e sem necessidade de multímetro.
Instalar um novo som no carro pode ser simples o bastante para se fazer sozinho, e este artigo mostrará como fazê-lo. Lembre-se de que alguns carros e sistemas são mais complicados do que outros, e de que cada carro e sistema de som será diferente, por isso alguns aspectos específicos podem variar. Leia todas as instruções que vierem com o novo som automotivo antes de tentar instalá-lo.


Parte 1 de 3:
Retirando o som antigo

1
Suba o freio de mão e desconecte o cabo negativo da bateria do seu carro. Esse gesto evitará que haja um curto-circuito do sistema elétrico durante a instalação.[1]
Para instruções sobre como desconectar a bateria, leia Como Desconectar a Bateria de um Carro.

2
Solte os parafusos que prendem o painel no lugar. Tome o cuidado de remover todos eles antes de tentar tirar o painel.[2]


3
Remova o painel. Em alguns casos, pode ser necessário retirar várias peças de painel plástico, geralmente de baixo para cima.[3]
Caso precise remover painéis com botões ou gavetas, retire essas partes antes de tentar soltar o painel.
Use as mãos ou algum tipo de alavanca para tirar cada peça do painel.

4
Remova todos os componentes necessários. Se precisar retirar algum componente antes de poder acessar o som, retire.
Desconecte os componentes ligados ao carro, mas antes tire uma foto de como cada um deles está ligado para usar como referência mais tarde.

5
Solte o som. Carros diferentes podem ter elementos diversos prendendo o som no lugar.
Se o som estiver preso por parafusos ou porcas, solte-os com a ferramenta apropriada (chave de fenda ou soquete, respectivamente).
Caso o som não esteja preso por parafusos ou porcas, você precisará usar uma chave para remoção de rádio. Essa chave ou ferramenta geralmente será ou uma peça em forma de ferradura alongada ou uma forma circular em uma ponta e um cabo com um entalhe na outra, e está disponível na maioria das lojas de autopeças.
Insira as chaves nos pequenos espaços na frente do som. Você liberará um mecanismo que prende o aparelho no lugar. Deslize as chaves de remoção de rádio em cada espaço novamente até sentir o som se soltar, e então será possível puxá-lo para fora com certa facilidade.


6
Retire o som do painel. Você pode usar alicates de bico fino para pegar a borda do aparelho e puxá-la para fora.[4] Puxe com cuidado e, se o som não sair facilmente, veja se não esqueceu de soltar algum dos componentes que o prende no lugar.

7
Tire uma foto das conexões do som. Este Passo é importante porque a foto servirá como referência na hora de instalar o novo aparelho.

8
Solte as conexões do som. Você verá uma série de fios presos à parte de trás do aparelho e precisará desconectar cada um deles.
Primeiro, desconecte o fio da antena, que geralmente será mais grosso e separado do resto. Depois, você poderá movimentar o aparelho com mais liberdade.
Em seguida, solte cada um dos conectores de chicote elétrico. Geralmente, haverá vários desses e você pode reconhecê-los porque uma série de fios passará por cada um. A peça plástica deverá ter um botão para você empurrar e soltar o chicote.

Parte 2 de 3:
Instalando o novo som

1
Combine os fios. Combine a fiação do chicote elétrico do carro com a do novo som. Cada conector de chicote é único, portanto deverá ser fácil descobrir quais se encaixam um no outro.
Só para ter certeza, verifique os diagramas de fiação do seu carro e do novo som para ver se conectou tudo direito.
Se o som do seu carro não usar chicotes elétricos, será necessário combinar cada fio manualmente. Eles estão classificados por cor, portanto você deverá conectar cada fio colorido do carro no de mesma cor do som.
Conecte os fios. Há duas opções de conexão, a crimpagem ou a solda. A primeira é mais rápida e mais fácil, mas a segunda será mais estável e mais segura. Use o prensa cabo do tamanho certo e não tente juntar os fios com fita, que acabará secando e se soltando. É melhor usar abraçadeiras plásticas.[5]

2
Monte o kit de montagem. Caso o seu novo som tenha vindo com um kit de montagem separado, monte-o de acordo com as instruções dele, que geralmente dirão para encaixar uma luva de metal no quadro de montagem.
Empurre as abas ao redor da luva de metal com uma chave de fenda para prender a peça no lugar.

3
Conecte a fonte de energia. Geralmente, com um chicote elétrico, essa conexão será feita ao conectar o chicote do novo som ao do carro.
Se não estiver usando um chicote elétrico, você precisará conectar a energia manualmente. Veja se seu carro tem uma fonte de energia comutada (geralmente um fio vermelho) ou constante (que costuma ser um fio amarelo).

4
Aterre o som. Novamente, com os chicotes, essa conexão será feita ao conectar as peças.
Caso não esteja usando um chicote elétrico, precisará localizar o parafuso ou fio que se conecta ao chassi de metal do carro. Solte esse parafuso ou fio e passe o fio terra do som (geralmente preto) por baixo dele; depois, aperte novamente o parafuso.
Note que o aterramento é importante para melhorar a performance do som. Se o fio terra não se conectar ao metal, não funcionará e, se ficar solto, a saída de áudio pode ficar ruim.

5
Conecte os fios restantes. Prenda o cabo da antena e conecte o adaptador de fiação do som ao chicote elétrico do carro. Conecte também o conversor de saída se ele for necessário para tornar o aparelho compatível com o sistema de som do veículo.

6
Teste o som. Ligue a alimentação e teste os componentes de CD e rádio. Verifique também as configurações de fade e balanço para ver se os alto-falantes estão funcionando direito e desligue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário